
O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (MDB), informou que vai se reunir, às 16h desta quarta-feira (27), com o governador Wellington Dias (PT), para decidir se a Prefeitura de Teresina seguirá ou não o decreto do Governo do Estado que reduziu os horários de funcionamento do comércio das 8h às 17h; dos shoppings centers das 12h às 21h; e dos bares e restaurantes até às 23h.
"Eu sigo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), acho que o coronavírus é muito perigoso e letal e comungo com o Governo do Estado pela proibição do Carnaval e extinção dos pontos facultativos, que até decidimos antes. Eu já tenho minha posição, até como médico mas vou anunciar minha decisão às 16h", falou Doutor Pessoa.
O presidente da Federação do Comércio do Piauí (Fecomercio-PI), Valdeci Cavalcante, disse ser contra o novo decreto publicado pelo Governo do Estado, que restringe o funcionamento do comércio, além de bares, restaurantes, casas de show e shopping centers, com objetivo de frear o avanço da Covid-19.
Valdeci Cavalcante afirmou que vai às ruas junto com a população contra o novo decreto estadual. “Nós vamos reagir, a população vai reagir, nós vamos às ruas contra esse decreto do Governo do Estado. Eu vou conclamar a população para ir às ruas, para não obedecer, porque é um absurdo esse confinamento das pessoas. Isso já demonstrou que não serviu para coisa nenhuma, e continua sem servir”, disse Valdeci Cavalcante.
Segundo ele, essas novas restrições vem em um momento em que a economia do estado estava renascendo após ser drasticamente afetada com as medidas de isolamento do início da de pandemia. “Governo e Prefeitura destruíram a economia. Só em setembro que voltamos a renascer, mas agora o governo já vem com esses decretos novamente. Por isso, iremos reagir e o governador vai sentir a força da população. Iremos fazer manifestações grandes contra essas medidas, eu respeito o governador, mas isso é inadmissível. Isso é a demonstração maior do despreparo do Governo, porque fez hospitais de campanha, gastou dinheiro, desmontou os hospitais e agora vai montar os hospitais novamente”, disse Valdeci Cavalcante.
Doutor Pessoa disse para manifestantes, na Porta do Palácio da Cidade, reivindicando a recriação da Secretaria Municipal dos Direitos da Criança, que as crianças moram em seu coração e que se não for uma secretaria pode ser criado um departamento.
O prefeito falou que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) está tomando providências sobre a greve dos motoristas e cobradores de ônibus urbanos, que já dura três dias.