Segunda, 17 de Agosto de 2026
23°C 36°C
Teresina, PI

Fogo amigo cresce e ministro de Bolsonaro diz que 'ninguém aguenta mais o Paulo Guedes'

Apegado ao cargo, ele só deixaria o Ministério da Economia 'à força'

Por: Redação RI Fonte: Coluna Painel / Folha
22/10/2021 às 09h21
Fogo amigo cresce e ministro de Bolsonaro diz que 'ninguém aguenta mais o Paulo Guedes'
O ministro da Economia Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro - Ueslei Marcelino/Reuters

O clima no governo é o pior possível para o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Ministros palacianos já não escondem que querem ver o comandante da pasta pelas costas, e se mostram contrariados com o apego do economista ao cargo.

Nas palavras de um deles, "ninguém aguenta mais o Paulo Guedes", mas ele "só sai dali [da Economia] à força".

Ou seja, mesmo com a debandada de sua equipe, e desautorizado recorrentemente por Jair Bolsonaro, o ministro mostraria disposição de permanecer à frente da pasta.

Guedes, na visão desse colega, seria "muito complicado" e não conseguiria solucionar questões fundamentais para o governo, como a do financiamento do Auxílio Brasil, programa que pretende dar R$ 400 a famílias vulneráveis do país.

O assunto, na análise desse mesmo auxiliar, está sendo discutido há mais de um ano, sem que o Ministério da Economia conseguisse encontrar uma forma de viabilizá-lo dentro das normas então vigentes do teto de gastos.

Além disso, Guedes não conseguiria ter clareza no diálogo com o mercado, falhando em dizer que a política de agora em diante será essa mesma, de maior gasto, uma exigência da conjuntura de crise social que o país atravessa.

Na quinta (21), a decisão de Bolsonaro de turbinar gastos em ano eleitoral e a manobra para driblar a regra constitucional do teto de gastos derrubaram a Bolsa, fizeram disparar o dólar e juros e causaram demissões na equipe de Guedes.

Quatro secretários da equipe econômica pediram demissão nesta quinta-feira por discordarem das decisões. Pediram para deixar o governo dois dos principais nomes do núcleo da pasta, o que comanda as contas públicas.

No fim do dia, Bolsonaro afirmou que o ministro segue no cargo.

"Paulo Guedes continua no governo e o governo segue com a política de reformas. Defendemos as reformas, que estão andando no Congresso Nacional, esse é o objetivo", declarou o presidente à CNN Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.